Home  /  Notícias  /  Sogipa tem oito convocados para o Campeonato Mundial de Judô, que será realizado em Tóquio

Sogipa tem oito convocados para o Campeonato Mundial de Judô, que será realizado em Tóquio

13/05/2019 - Esporte
Mayra Aguiar (78kg) é bicampeã mundial. Foto: Gabriela Sabau (IJF)
Mayra Aguiar (78kg) é bicampeã mundial. Foto: Gabriela Sabau (IJF)

Nathália Brígida, Ketleyn Quadros, Maria Portela, Mayra Aguiar, Felipe Kitadai, Daniel Cargnin, Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves. Estes são os oito sogipanos que representarão o Clube na Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Judô de Tóquio, no Japão, entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro. Com esse número de convocados, a Sogipa bate seu próprio recorde - em 2018 foram sete atletas - e continua como o clube gaúcho que mais colocou representantes em um Mundial de modalidade olímpica ao longo da história.


Alguns judocas já haviam encaminhado bem suas vagas para o Mundial, por conta dos pontos conquistados ao longo do ano. No entanto, Felipe Kitadai, de forma espetacular, somente carimbou sua participação após o ouro que faturou no Grand Slam de Baku. O sogipano subiu 15 posições com os mil pontos ganhos.


A lista, que conta com os nomes de 18 judocas, foi divulgada nesta segunda-feira (13), pela Confederação Brasileira de Judô, após a atualização do Ranking Mundial IJF. De acordo com o critério estabelecido pela CBJ, vão ao Mundial os nove melhores atletas brasileiros por gênero no Ranking Mundial após o Grand Slam de Baku, evento que aconteceu neste último final de semana no Azerbaijão.


O Mundial de Tóquio é a competição mais importante na corrida para os Jogos Olímpicos de 2020, que também será realizada na capital japonesa. Além de ser o que mais conta pontos no ranking mundial, critério base para a definição das vagas olímpicas, neste ano, será usado como evento-teste, visto que ambos ocorrem no mesmo lugar.


Definida a Seleção, a preparação para o Mundial será intensificada. O grupo terá treinamentos de campo internacionais na Europa e competições mais próximas ao Mundial. As mulheres disputarão o Grand Prix de Budapeste e os homens lutarão no Grand Prix de Montreal. Além disso, haverá os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, que acontece a poucas semanas do campeonato no Japão.


Convocados do Brasil para o Campeonato Mundial de Judô - Tóquio 2019:

 

SELEÇÃO FEMININA
48kg - Nathália Brígida (Sogipa/FGJ)
52kg - Larissa Pimenta (EC Pinheiros/FPJudo)
52kg - Eleudis Valentim (EC Pinheiros/FPJudo)
57kg - Rafaela Silva (Instituto Reação/FJERJ)
63kg - Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ)
70kg - Maria Portela (Sogipa/FGJ)
78kg - Mayra Aguiar (Sogipa/FGJ)
+78kg - Maria Suelen Altheman (EC Pinheiros/FPJudo)
+78kg - Beatriz Souza (EC Pinheiros/FPJudo)

 

SELEÇÃO MASCULINA
60kg - Eric Takabatake (EC Pinheiros/FPJudo)
60kg - Felipe Kitadai (Sogipa/FGJ)
66kg - Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)
81kg - Eduardo Yudy Santos (EC Pinheiros/FPJudo)
90kg - Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)
100kg - Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ)
100kg - Rafael Buzacarini (Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
+100kg - David Moura (Instituto Reação/FJERJ)
+100kg - Rafael Silva "Baby" (EC Pinheiros/FPJudo)

 

O PROJETO OLÍMPICO SOGIPA tem o patrocínio do Banrisul e da Oi por meio do Pró-Esporte/RS e do Governo do Rio Grande do Sul, do Zaffari, Sulgás, Lojas Pompéia, Fitesa e Salutá por meio da Lei de Incentivo aos Esportes do Ministério do Esporte e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).