Home  /  Notícias  /  Sogipa tem dez convocados para as duas competições que definem a seleção brasileira que irá para o Mundial de judô

Sogipa tem dez convocados para as duas competições que definem a seleção brasileira que irá para o Mundial de judô

11/04/2019 - Esporte
Kitadai, de branco, estará no Grand Slam de Baku
Kitadai, de branco, estará no Grand Slam de Baku

A Confederação Brasileira de Judô anunciou nesta quinta-feira (11/4), na concentração da seleção em Pindamonhangaba, a lista dos atletas convocados para o Campeonato Pan-Americano de Judô, que acontecerá em Lima, Peru, no período de 26 a 28 de abril, e para o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, que será de 10 a 12 de maio. Essas são as duas etapas que definirão os classificados para o Campeonato Mundial de Judô, em Tóquio, no período de 25 de agosto a 1 de setembro. Ao todo, a Sogipa teve 10 convocados para as duas competições, a maioria deles para ambas.

 

Os sogipanos convocados para o Pan-Americano são Nathália Brígida (48kg), Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Daniel Cargnin (66kg), David Lima (73kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg). Além disso, a CBJ convocou para o Grand Slam de Baku os sogipanos Nathália Brígida (48kg), Ketleyn Quadros (63kg), Mayra Aguiar (78kg), Felipe Kitadai (60kg), Daniel Cargnin (66kg), David Lima (73kg) e Rafael Macedo (90kg).

 

A escolha dos nomes foi baseada nos Critérios de Convocação estabelecidos pela Comissão Técnica e apresentados no final de 2018 durante a última etapa da Seletiva Nacional - Tóquio 2020, em Lauro de Freitas (BA).

 

"São duas competições muito importantes, que somam muitos pontos para o ranking mundial. Então, são fundamentais para a corrida tanto para o Mundial, quanto, olhando um pouco além, para os Jogos Olímpicos de Tóquio", analisou o técnico da Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.

 

Além de valer o sexto ponto no Ranking Mundial, o Pan de Judô servirá também como etapa classificatória e evento-teste para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Ele e a Copa Pan-Americana, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio na Cidade do Panamá, formarão o ranking pan-americano que definirá os classificados para os Jogos de Lima.

 

Na preparação para esses eventos, todos os convocados concentraram-se durante os últimos doze dias em treinamento de campo internacional, em Pindamonhangaba, lutando diariamente com judocas de outros oito países, entre eles Chile, Equador e Argentina, possíveis adversários dos brasileiros em Lima.

 

O PROJETO OLÍMPICO SOGIPA tem o patrocínio do Banrisul e da Oi por meio do Pró-Esporte/RS e do Governo do Rio Grande do Sul, do Zaffari, Sulgás, Lojas Pompéia, Fitesa e Salutá por meio da Lei de Incentivo aos Esportes da Secretaria Especial do Esporte e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).