Home  /  Notícias  /  Jacob Aloys Friedrichs, patrono da biblioteca e um dos sogipanos mais ilustres da história, completaria 151 anos neste domingo. 

Jacob Aloys Friedrichs, patrono da biblioteca e um dos sogipanos mais ilustres da história, completaria 151 anos neste domingo. 

01/02/2019 - Cívico-Cultural
J. Aloys dá nome à biblioteca da Sogipa, que já tem 120 anos
J. Aloys dá nome à biblioteca da Sogipa, que já tem 120 anos

Um dos mais ilustres sogipanos de toda a história, Jacob Aloys Friedrichs nasceu em 3 de fevereiro de 1868 em Merl na Alemanha. Portanto, neste domingo, ele estaria completando 151 anos se vivo fosse.

Friedrichs foi um escultor e ornamentista ativo no Rio Grande do Sul entre o final do século XIX e início do século XX. Também participou dos primeiros anos de vida da Sogipa e, ainda jovem, foi presidente do clube. Ocupou o cargo em suas ocasiões que totalizaram 32 anos.

 

Com uma atuação forte, é responsável pela grande expansão do clube, incluindo a campanha de arrecadação que possibilitou a compra da sede atual, no bairro São João. Ele faleceu em 14 de junho de 1950 aos 82 anos em Porto Alegre.

 

J. Aloys, como é usualmente conhecido, dá nome a Biblioteca da Sogipa que possui mais de 120 anos de história, sendo um dos departamentos mais antigos do clube, e uma das mais tradicionais da cidade.

 

A BIBLIOTECA DA SOGIPA - A Biblioteca J. Aloys possui com um acervo variado com mais de 15 mil títulos, entre literatura e assuntos de diversas áreas do conhecimento. Além disso, oferece um ambiente climatizado, jornais e revistas da semana, sala de estudos, internet entre outros serviços. Conta também com uma biblioteca exclusiva para o público infantil em um espaço lúdico e aconchegante. A biblioteca da Sogipa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e nos sábados, das 9h as 12h e das 13h às 18h.

 

É possível consultar o acervo da biblioteca da Sogipa clicando aqui