Home  /  Notícias  /  Sogipa recebe exposição sobre os 160 anos da ABE 1858. Mostra interativa aborda aspectos da história do Rio Grande do Sul

Sogipa recebe exposição sobre os 160 anos da ABE 1858. Mostra interativa aborda aspectos da história do Rio Grande do Sul

07/08/2018 - Cívico-Cultural

Em parceria com o Colégio Farroupilha, a Sogipa receberá a exposição itinerante ‘Memórias Compartilhadas: uma viagem pelas origens da ABE 1858’, realizada pela Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE 1858), mantenedora do Colégio Farroupilha, que completou 160 anos em março. A mostra estará no Espaço Alternativo - Entrada da Sede Social entre os dias 15 e 24 de agosto.

 

A escolha por passar pela Sogipa é uma forma de homenagear o passado comum das duas instituições.Também fundada por imigrantes alemães, a Sogipa exerceu um papel importante na história da ABE 1858 ao ceder espaço para as aulas de ginástica dos estudantes do Colégio Farroupilha. Com o passar dos anos, as duas instituições consolidaram-se no cenário estadual, tornando-se referências em suas áreas de atuação.

 

Além de abordar a trajetória da ABE 1858, a mostra leva aos visitantes aspectos da história da educação e do Rio Grande do Sul, desde a imigração alemã em 1824, passando pelo crescimento da cidade de Porto Alegre a partir da criação de instituições como o GNU e o Hospital Moinhos de Vento. 

 

A exposição, lançada no Colégio Farroupilha em 21 de março, já passou por outros locais da cidade. 

 

Coquetel de abertura: O coquetel de abertura para a diretoria ocorrerána noite desta terça-feira, dia 14 de agosto, às 19h30, no Espaço Alternativo - Entrada da Sede Social.