Home  /  Notícias  /  Eduardo Leite e João Derly prestam homenagem aos gaúchos que vão para o Pan. Oitos sogipanos estarão na delegação brasileira

Eduardo Leite e João Derly prestam homenagem aos gaúchos que vão para o Pan. Oitos sogipanos estarão na delegação brasileira

30/05/2019 - Esporte
Dirigentes e atletas da Sogipa compareceram na homenagem
Dirigentes e atletas da Sogipa compareceram na homenagem

Os atletas do Rio Grande do Sul que participarão dos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados entre 26 de julho e 11 de agosto, em Lima, no Peru, foram homenageados pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário estadual de esporte e lazer, João Derly. Entre os homenageados, estão oito sogipanos que já carimbaram classificação para o evento.

 

Em sua fala, o governador afirmou que os esportistas são exemplos para a sociedade. ‘O esporte comprova que somos capazes de novas façanhas. Tenham certeza de que não estarão sozinhos em Lima. Todo o Estado estará torcendo e enviando vibrações positivas’, disse Leite.

 

João Derly lembrou que, como atleta, foi a duas edições dos Jogos Pan-Americanos. No primeiro, em 2003, ficou sem medalha. Quatro anos depois, em 2007, conquistou o ouro. ‘É um importante instrumento de fortalecimento dos atletas, que também serve como preparação e avaliação para os campeonatos mundiais e os jogos olímpicos’, refletiu.

 

Mayra Aguiar, que já foi a três edições do evento e tem três medalhas, falou em nome dos atletas homenageados. Ela destacou a importância e a visibilidade proporcionadas pelos Jogos Pan-Americanos. "A gente não pode prometer medalhas, mas podemos prometer empenho e dedicação para conquistá-las. E isso não vai faltar", afirmou a judoca de 27 anos.

 

A Sogipa terá a maior delegação do Rio Grande do Sul no Pan de Lima. O judô mandará Aléxia Castilhos, Daniel Cargnin, Leonardo Gonçalves, Mayra Aguiar, Nathália Brígida e Rafael Macedo. Almir Júnior e Anderson Henriques serão os representantes do atletismo. Além desses, o Clube ainda tem a possibilidade de colocar mais atletas, visto que ainda há competições a serem disputadas antes das convocações oficiais.

 

Além dos sogipanos, atletas de outros Clubes também foram homenageados. São eles Edson Isaías Freitas da Silva (canoagem), Gabriela Cecchini (esgrima), Geórgia Furquim Bastos (tiro esportivo), Guilherme Toldo (esgrima), Janice Gil Teixeira (tiro esportivo), Marcelo Fedrizzi Demoliner (tênis), Marcos Scolaro (canoagem), Mariana Nelz Pistoia (esgrima), Roberto Schmits (tiro esportivo), Samuel Reis Albrecht (vela), Vitória Guerra (ginástica rítmica) e Viviane Jungblut (natação).

 

Os Jogos Pan-Americanos de Lima receberão mais de seis mil atletas de 38 modalidades. O evento multiesportivo ocorre os dias 26 de julho e 11 de agosto no Peru.

 

O PROJETO OLÍMPICO SOGIPA tem o patrocínio do Banrisul e da Oi por meio do Pró-Esporte/RS e do Governo do Rio Grande do Sul, do Zaffari, Sulgás, Lojas Pompéia, Fitesa e Salutá por meio da Lei de Incentivo aos Esportes da Secretaria Especial do Esporte e do Comitê Brasileiro de Clubes.

Homenagem do Governador aos atletas do RS que vão aos Jogos Pan-Americanos