Home  /  Cívico-Cultural  /  Biblioteca

Biblioteca

Venha visitar nossa Biblioteca e tenha a sua disposição mais de 16 mil títulos, em um ambiente tranquilo e agradável de Porto Alegre.

Em 1892 foi constituída a Biblioteca da Sogipa, denominada J.Aloys Friederichs em homenagem ao seu idealizador. Em 1899, somavam-se 802 títulos, entre literatura especializada de ginástica (Turnliteratur), antigos e novos clássicos, romances, novelas, história e revistas.

Devido à ll Guerra Mundial e à intolerância a literatura alemã, a Sogipa precisou esconder seu acervo para que não fosse destruído pelos órgãos de repressão. Desde então, a Biblioteca passou a dar preferência a obras na língua portuguesa.

 

Atualmente, a Biblioteca J.Aloys Friederich conta com um acervo composto por 16.000 exemplares das mais diversas áreas do conhecimento, tais como: filosofia, política, economia, história, educação, entre outros. Além disso, possui um acervo especificamente voltado ao público infanto-juvenil que abrange obras desde os clássicos da literatura infantil até os principais lançamentos no mercado editorial.

Também disponibiliza para seus associados o acervo literário de ficção que possui obras de mais de 52 nacionalidades distintas. Dentre elas destacam-se as literaturas: inglesa, americana, portuguesa, espanhola, australiana, alemã, francesa, entre outras.


Clique aqui e acesse o catálogo de livros da biblioteca

A Biblioteca J.Aloys Friederich oferece aos seus associados os seguintes serviços:

 

  • Empréstimo/Devolução/Reserva/Renovação (presencial e por telefone);
  • Serviço de referência;
  • Informativo com novas aquisições (impresso e on-line);
  • Xerox e impressão;
  • Wi-fi;
  • Sala de estudos;
  • Sistema informatizado e catálogo on-line;
  • Guarda volumes;
  • Computadores para acesso a internet;
  • Área de convivência com vista para a pista de atletismo;
  • Biblioteca Infantil (com atividades da Hora do Conto).
textos
textos

HORA DO CONTO

HORA DO CONTO

A Hora do Conto, que entrou para o calendário permanente do clube, ocorre em todas as quintas-feiras, sempre às 16 horas, em um local próprio da Biblioteca. As estórias são contadas de forma lúdica. Os encontros são gratuítos para associados e não requer inscrição.

REGULAMENTO PARA EMPRÉSTIMO:

CONDIÇÕES DE EMPRÉSTIMO

Associados ou dependentes (com idade igual ou superior a 7 anos) mediante a apresentação da carteira social e funcionários do Clube mediante a apresentação crachá.

 

PRAZO E QUANTIDADE DE MATERIAL PARA EMPRÉSTIMO
Cada leitor pode retirar até 3 (três) revistas por uma semana e até 3 (três) livros por duas semanas. Estas quantidades podem ser alteradas durante períodos específicos, como: férias, promoções, etc.

 

RENOVAÇÃO
Os livros, que não estiverem reservados, podem ser renovados por até 2 (duas) vezes compreendendo um período de 14 (quatorze) dias. As renovações podem ser feitas apenas com um dia de antecedência do prazo de devolução diretamente na Biblioteca, por telefone, email ou pelo catálogo on-line da Biblioteca desde que o livro não esteja atrasado. Revistas não serão renovadas.

 

RESERVAS
Podem ser reservados os livros que não estiverem disponíveis na Biblioteca. O leitor será informado por telefone quando o livro desejado estiver disponível e deverá efetuar a retirada em até 48 horas. Revistas não são reservadas.

 

MULTA
O leitor que não devolver o material retirado no prazo estabelecido pagará a multa no valor de: R$ 0,50 por dia por revista e R$ 1,00 por dia por livro. Não serão aceitas doações como forma de pagamento de multas. A multa não será cobrada em dias em que não houver funcionamento da Biblioteca (domingos, feriados, etc.). O não pagamento das multas impossibilita novas retiradas.

 

PERDA OU DANO DE LIVROS OU REVISTAS E PRAZO DE REPOSIÇÃO
O leitor deverá repor o livro do mesmo autor e título ou valor correspondente ao livro novo em até 14 (quatorze) dias. No caso de revista será aceito o exemplar atual ou pagamento correspondente ao valor da mesma que deverá ser realizado em até 7 (sete) dias. Os prazos acima citados serão dados a partir da comunicação à Biblioteca da perda ou do dano do material e durante este período de reposição não será cobrada multa, a não ser que o material pendente seja devolvido com atraso ou se o leitor exceder o período estabelecido para reposição sem aviso prévio.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

De segunda à sexta, das 8h30min às 20h, e aos sábados, das 09h às 12h e das 13h às 18h.

CONTATO:

E-mail: biblioteca@sogipa.com

Fone: (51) 3325.7276 / 3325.7207