Judocas da Sogipa brilham nos Jogos Pan-Americanos Júnior e garante vagas para Lima 2027
13/08/2025 - Esporte

A Sogipa já garantiu dois atletas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2027. Comprovando o excelente trabalho realizado nas categorias de base, as vagas foram conquistadas por Jesse Barbosa (-90kg) e Matheus Nolasco (-73kg), que subiram ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-Americanos Júnior, realizados em Assunção, no Paraguai.
Nolasco competiu na segunda-feira (12/08). Primeiro, ele passou pelo uruguaio Paolo Alberto Silva Manzi com um waza-ari seguido de imobilização, nas quartas-de-final. Depois, na semifinal, o brasileiro venceu o chileno Tomás Hernandez com um yuko. Na final, Nolasco encarou o equatoriano Alfredo Valdivieso, de quem havia perdido na decisão do Campeonato Pan-Americano Júnior, em abril. Desta vez, o brasileiro levou a melhor e dominou a luta, marcando um yuko e, a poucos segundos do fim, encaixando uma bela chave-de-braço.
Jesse, por sua vez, estreou com vitória rápida por ippon sobre o paraguaio Edgar Benitez, nas quartas-de-final. Depois, na semifinal, manteve a precisão nos movimentos e acertou outro ippon relâmpago no argentino Tomás Quinteros, classificando-se para a final da categoria. Na disputa pelo ouro, bateu o cubano Naysdel Cardoso por imobilização.
‘Foi uma performance muito boa. Eu vim de uma excelente preparação no meu clube, treinando intensamente com o Rafael Macedo, Guilherme Schimidt, Leonardo Gonçalves, entre outros, e eles têm me ajudado muito. O cubano é um oponente muito forte, canhoto, e essa tem sido minha dificuldade nas últimas competições. Eu consegui me sair bem, nós trabalhamos bastante para superar essa dificuldade e estou evoluindo’, disse Jesse.
A Sogipa ainda teve uma terceira medalha na competição. Lucas Takaki (60kg) garantiu a medalha de bronze no domingo.
O Projeto Olímpico Sogipa conta com o patrocínio do Banrisul, além do apoio do Pró-Esporte RS (Lei de Incentivo ao Esporte - LIE), Governo do RS, Sulgás, Panfácil, Lactalis Brasil e Dorf Ketal. Também recebe incentivo via Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, com apoio de Zaffari, Alibem, CMPC, Leroy Merlin, Fitesa, Savar, Crown, Iesa e Agrofel, e suporte do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).