Leonardo Gonçalves, da Sogipa, fatura a prata no Grand Slam de Baku
17/02/2025 - Esporte

Leonardo Gonçalves, judoca olímpico da Sogipa, conquitou medalha de prata no último dia de disputas do Grand Slam de Baku, neste domingo (16/02). Na final, Léo bateu, na final, o japonês Dota Arai. No dia anterior, a também sogipana Jéssica Lima (57kg) chegou até a luta pelo bronze do peso leve feminino, mas acabou superada pela alemã Seija Ballhaus e terminou a competição em quinto lugar.
Cabeça-de-chave número um do meio-pesado masculino (100kg) em Baku, Leonardo estreou direto nas quartas de final e venceu o atleta neutro Mukhamed-Ali Mataev nas punições (3-1). Na semifinal, ele enfrentou o também atleta neutro Niiaz Bilalov e mostrou seu domínio nas técnicas de finalização, conseguindo encaixar um estrangulamento no adversário para avançar à sua segunda final de Grand Slam seguida.
Na final, Léo teve como adversário o japonês Dota Arai, seu algoz na disputa de bronze do Grand Slam de Tóquio, no fim de 2024. Em Baku, a situação se repetiu, com o brasileiro levando a pior no confronto direto novamente. ‘Foi uma sequência de dois Grand Slam seguidos. É meio cansativo, mas valeu a pena. Foram duas finais, e infelizmente eu não consegui sair com o ouro em nenhuma, mas estar no pódio entre os melhores é muito importante parar dar sequência ao trabalho’, avaliou Léo.
Essa foi a terceira medalha dele em etapas de Grand Slam %u2014 a mais recente, inclusive, foi conquistada há duas semanas, no Grand Slam de Paris, onde o brasileiro foi vice-campeão. Mas, no Circuito Mundial, a nova prata se junta a outras seis medalhas em Grand Prix, incluindo o bicampeonato em 2023 e 2024 da etapa da Áustria.
Aos 28 anos, o atleta da Sogipa (RS) e medalhista olímpico por equipes é, atualmente, o sexto do mundo no meio-pesado (100kg). Com a medalha em Baku, ele deve subir algumas posições no ranking.]
O Projeto Olímpico Sogipa conta com o patrocínio do Banrisul e da Oi, além do apoio do Pró-Esporte-RS (LIE) e do Governo do Rio Grande do Sul, Sulgás, Panfácil e Dorf Ketal. Além disso, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, recebe apoio do Zaffari, Alibem Alimentos, CMPC, Fitesa, Grupo Savar, Crown Embalagens, Grupo Iesa e Agrofel, com suporte adicional do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) na formação de atletas.