Aos 33 anos, Mayra Aguiar decide não renovar contrato com a Sogipa e encerra carreira de atleta
26/12/2024 - Esporte
A atleta olímpica gaúcha mais importante de todos os tempos, a judoca Mayra Aguiar prepara uma pausa na carreira. Aos 33 anos, ela optou por não renovar o seu contrato com a Sogipa, que se encerra no último dia de 2024, e se dedicará a projetos pessoais que não envolvem o judô. Ela seguirá no clube, mas não mais como atleta.
‘Vivi muito intensamente o judô desde os meus 14 anos, quando entrei pela primeira vez na Seleção Brasileira principal. Com apenas 16, disputei meus primeiros Jogos Pan-Americanos e, aos 17, minha primeira Olimpíada. Foi pesado. São quase 20 anos no esporte de alto rendimento, suportando viagens, lesões e uma rotina de treinos muito intensa. Agora, vou descansar um pouco e pensar no futuro’, afirmou a judoca.
Mayra é associada da Sogipa e continuará frequentando o clube, inclusive para treinar. ‘Entreguei sempre tudo o que eu tinha. Em cada competição, em cada luta, deixei o máximo no tatame. Sou muito orgulhosa por tudo que fiz e muito grata a todas as pessoas que me ajudaram nessa caminhada, porque ninguém faz nada sozinho. Agora, vou recuperar o corpo e a mente e dedicar mais tempo a mim e às pessoas mais próximas’, acrescentou.
O presidente da Sogipa, Adílio Schneider Finger, agradeceu à atleta, que chegou ao clube quando tinha apenas 11 anos. ‘Somos muito gratos a tudo que a Mayra fez pelo esporte da Sogipa e pelo judô gaúcho. Compreendemos a decisão dela e daremos o suporte que for necessário nessa nova fase da sua vida. Ela é uma sogipana e vai continuar sendo. Estará sempre aqui, inclusive nos ajudando, se assim desejar. Mas também aviso que o nosso Projeto Olímpico segue com muita força, em busca de mais medalhas já nos Jogos de Los Angeles’, disse.
Discreta, Mayra declinou dos convites da Sogipa para realizar um evento de despedida.
Carreira
Mayra Aguiar da Silva nasceu em Porto Alegre no dia 3 de agosto de 1991. Após experimentar outros esportes, inclusive o balé e o atletismo, ela encontrou-se nos tatames. Aos 12 anos, chegou à Sogipa e, aos 15, conquistou uma vaga na Seleção Brasileira adulta. Desde cedo considerada um prodígio do esporte, colecionou resultados impressionantes, como três medalhas olímpicas e três títulos mundiais, além de enfrentar uma série de lesões.
Ela esteve em cinco edições dos Jogos Olímpicos, sendo a primeira em 2008, em Pequim. Neste ano de 2024, competiu em Paris, mas não chegou à disputa por medalhas.
Principais títulos:
- Três medalhas olímpicas: Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2021).
- Sete medalhas em Campeonatos Mundiais, incluindo três de ouro (2014, 2017 e 2019).
- Quatro Medalhas no World Masters, incluindo duas de ouro (2012 e 2013).
- 20 Medalhas em Grand Slams, incluindo seis ouros (Rio/2011, Paris/2012, Tyumen/2014, Paris/2016, Dusseldorf/2019 e Tóquio/2023)
- Quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, incluindo uma de ouro em Lima 2019