Sarah Mendes, de só 16 anos, vence seletiva e conquista vagas na seleções brasileiras sub-18 e sub-21
10/12/2024 - Esporte

Em 48 horas, a sogipana Sarah Mendes (48kg), de apenas 16 anos, conseguiu uma façanha na disputa da Seletiva Nacional sub-18 e sub-21, que ocorreu em São Paulo entre os dias 7 e 10 de dezembro. Ela foi a única atleta, dentre os quase 1,5 mil participantes do evento, a faturar os títulos em ambas as classes, garantindo não apenas um, mas dois lugares na Seleção Brasileira em 2025.
A Seletiva Nacional terminou nesta segunda-feira após quatro dias de disputas em São Paulo. Os dois primeiros foram destinados à categoria sub-18, na qual, além de Sarah, o RS também teve Anna Sperling (63kg), da Fusegi, como campeã. No sub-21 masculino, o RS teve o unionista Claiton Faria (73kg) como vencedor em sua classe.
Sarah Mendes é filha do ex-atleta e hoje treinador do clube, Moacir Mendes Júnior, que foi integrantes da seleção brasileira durante vários anos. Ele é considerada uma das maiores promessas da nova geração do judô brasileiro.
O Projeto Olímpico Sogipa conta com o patrocínio do Banrisul e da Oi, além do apoio do Pró-Esporte-RS (LIE) e do Governo do Rio Grande do Sul, Sulgás, Panfácil e Dorf Ketal. Além disso, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, recebe apoio do Zaffari, Alibem Alimentos, CMPC, Fitesa, Grupo Savar, Crown Embalagens, Grupo Iesa e Agrofel, com suporte adicional do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) na formação de atletas.