Rafael Macedo brilha em Paris, mas termina os Jogos na quinta posição após decisão polêmica da arbitragem
31/07/2024 - Esporte
Rafael Macedo fez uma campanha brilhante, mas parou na disputa pela medalha de bronze nos Jogos de Paris após uma decisão polêmica dos ártibros. O judoca sogipano estava melhor, nitidamente em vantagem sobre o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou mas acabou punido pelos árbitros, perdeu a luta e deixou escapar a medalha.
Antes, o atleta da Sogipa bateu o holandês Noël van’t End em sua estreia. Ele venceu no golden score, quando o adversário recebeu sua terceira punição (shido) por tentar evitar um ataque utilizando a cabeça. Depois, nas oitavas, eliminou o romeno Alex Cret, também no golden score, com uma imobilização.
Nas quartas, o brasileiro perdeu para o espanhol Tristani Mosakhlishvili. Na sequência, então na repescagem, o judoca passou pelo sul-coreano Han Ju-yeop e chegou na disputa pelo bronze. ‘Foi um dia muito bom. Poderia ter terminado com uma medalha, mas faz parte. A decisão do árbitro foi essa’, lamentou, que terminou os Jogos de Paris na quinta posição.
O Projeto Olímpico Sogipa conta com o patrocínio do Banrisul e da Oi, além do apoio do Pró-Esporte-RS LIE e do Governo do Rio Grande do Sul, Sulgás, Panfácil e Dorf Ketal. Além disso, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, recebe apoio do Zaffari, Alibem Alimentos, CMPC, Fitesa, Grupo Savar, Crown Embalagens, Grupo Iesa e Agrofel, com suporte adicional do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) na formação de atletas.