Login

Sogipa, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, começa restauração de obra de Vasco Prado de 35 metros que adorna sua sede social

29/04/2024 - Cívico-Cultural

Parte da obra que será recuperada
Parte da obra que será recuperada

A Sogipa iniciará nesta terça-feira (30/04) a recuperação do mural pintado pelo artista Vasco Prado, que está instalada no hall do segundo andar da sede social desde o início dos anos 1970. A restauração da obra de arte, além da infraestrutura em volta (forro de gesso, instalações elétricas e iluminação), custará R$ 356 mil e será realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com apoio do Zaffari, Dorf Ketal, Florestal Alimentos e da GeoMaritima Serviços Logísticos.

 

O quadro em questão foi pintado pelo artista a pedido da Sogipa no final de década de 1960. A obra tem 35 metros quadrados e retrata as facetas do ser humano: o esporte, a cultura, o lazer e o convívio entre as pessoas - não por coincidência, valores propagados e cultivados pelo clube. A filha do artista, Eleonora Prado, anuiu e apoio a iniciativa da recuperação.

 

O tempo estimado para a finalização de toda a obra é de quatro meses, aproximadamente, devido à sua complexidade. Em um primeiro passo, todos os dez painéis que formam a pintura serão retirados e levados a um outro local, onde a madeira será tratada e recuperada. Ao mesmo tempo, começa a obra civil no hall. Depois, os painéis voltam para o lugar original, onde toda a pintura será restaurada por Maria Cristina Ferrony e Vivian da Silva Lockmann, ambas com ampla experiência, com dezenas de trabalhos no Rio Grande do Sul e no Brasil. A última etapa do trabalho é a colocação de uma parede de vidro temperado que protegerá a obra após a sua restauração.

 

Quem foi Vasco Prado? Filho de pai militar, Vasco Prado morou com a família em Minas Gerais e no Rio de Janeiro até seus 14 anos, quando voltou ao Rio Grande do Sul. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre e concluiu o curso no ano de 1936. Fundou o Clube da Gravura na década de 50, junto com outros artistas. Lecionou escultura e desenho em seus ateliês, em universidades e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Transformou-se em um dos artistas mais importantes do Estado, além de uma figura ilustre da história e da tradição gaúcha e brasileira. Foi um grande gravador, ceramista e ilustrador, com obras espalhadas tanto pelo Brasil quanto pelo exterior.

Obra tem 35 metros quadrados

Aviso de privacidade

Para melhorar a experiência dos usuários, a Sogipa monitora o site com scripts. Leia a política de privacidade da Sogipa para saber mais.

!