Login

Sogipa desenvolve projeto para transformação de sua sede em São Francisco de Paula em um complexo hoteleiro com atividades múltiplas. Conheça a ideia e as fotos

05/04/2024 - Administração

Diretoria da Sogipa e prefeitura de São Francisco de Paula se mobilizam pelo projeto
Diretoria da Sogipa e prefeitura de São Francisco de Paula se mobilizam pelo projeto

A Sogipa está desenvolvendo, em parceria com a prefeitura de São Francisco de Paula e a M.Stortti, um projeto de transformação de sua sede campestre em um centro esportivo capacitado em oferecer inúmeras atividades de lazer, ecoturismo e de aspectos voltados à qualidade de vida. A área, doada ao clube na década de 1970, sempre teve por finalidade obrigatória a sua utilização para a prática de escotismo, inviabilizando qualquer iniciativa do clube em ampliar seu aproveitamento com outras atividades. A partir do empreendimento, o clube ganhará, além de novas alternativas de lazer para os associados, uma nova fonte de recursos para o clube.

 

O projeto prevê a construção de um hotel com 84 apartamentos, piscina, complexo esportivo, áreas de lazer e convivência, pista para caminhadas e corridas, ambiente para palestras e treinamentos, além de visitas e trilhas guiadas ao Parque Nacional da Ronda.

 

O projeto dará um melhor aproveitamento para a área em São Francisco de Paula, resultando em benefícios para os associados no uso do complexo, e valorizando o patrimônio do clube. Além disso, a configuração dessa iniciativa é pioneira entre clubes sociais no Brasil, o que revela a relevância do projeto. 

 

Atualmente, após o cumprimento de várias etapas (veja o histórico do projeto abaixo), a proposta se encontra em fase de aprovação do projeto arquitetônico pela prefeitura. Depois, entrará na fase de captação de investidores.

Imagens do projeto

HISTÓRICO DO PROJETO

  • Em 26 de dezembro de 2019, a prefeitura de São Francisco de Paula publicou o decreto municipal nº 1.889, declarando a sede campestre da Sogipa como imóvel de utilidade pública, para fins de desapropriação. A partir disso, iniciaram-se discussões visando uma solução de reaproveitamento da área ou, na pior das hipóteses, uma indenização financeira justa no caso de transferência de propriedade ao município.
  • Ao longo dos anos, todas as negociações fracassaram, especialmente pela manutenção da obrigatoriedade em utilizar a área exclusivamente para práticas do escotismo. Apesar disso, os gestores da Sogipa sempre mantiveram diálogo e obtiveram êxito em contar com a compreensão da prefeitura, evitando a consumação do ato de desapropriação.
  • Essa situação perdurou até meados de dezembro de 2022, quando foi vislumbrada a oportunidade de transformação da área em algo que pudesse atrair investimentos e consequente crescimento de atrativos para o município.
  • Em 21 de dezembro de 2022, o presidente da Sogipa, Adílio Schneider Finger, encaminhou ofício à prefeitura de São Francisco de Paula propondo a desistência do município em utilizar a área para loteamento de casas populares, transferindo o projeto para outro local, e concordância em alterar o gravame consignado na escritura do imóvel, permitindo, então, que fossem prospectados e contratados investimentos para a realização das intervenções necessárias à concretização do plano do empreendimento, mesmo mantendo a proibição de transferência de propriedade do imóvel, e assegurando o desenvolvimento das práticas de escotismo da Sogipa no local.
  • Em 26 de dezembro de 2022, através do ofício 246/2022, a prefeitura apresentou uma nova proposta de indenização para desapropriação da área e, alternativamente, propôs algumas condições para aceitação do plano de negócios encaminhado pela Sogipa.
  • Diante disso e da disposição da prefeitura em modificar o gravame que impedia a ampliação de uso da propriedade, a diretoria executiva da Sogipa passou a buscar soluções que atendessem ao desafio de transformação plena do cenário à época.
  • Mediante autorização do conselho deliberativo em reunião ordinária foi contratada a empresa gaúcha M.Stortti experiente em empreendimentos imobiliários, no país e exterior, e especializada em projetos que agregam valores sociais, ecológicos, turísticos, esportivos, entre outros, além de lazer e bem-estar, para desenvolver um plano de negócios e prospecção de investidores para captação dos recursos financeiros necessários à materialização do projeto.
  • A partir disso, Sogipa, M.Stortti e prefeitura de São Francisco de Paula, além de representantes do Departamentos de Escoteiros, como convidados, passaram a reunir-se regularmente objetivando alinhar a forma de condução do processo, objetivando minimizar a possibilidade de eventuais entraves burocráticos. Nesse cenário, a procuradoria do município e a secretaria municipal do meio ambiente tiveram papel importante.
  • O Projeto de Lei nº 072 de 30.10.2023, foi apresentado pela prefeitura para votação da câmara de vereadores e teve aprovação unânime. Ato contínuo, a prefeitura publicou a Lei nº 3867 de 16.11.2023, alterando a Lei nº 710 de 08 de junho de 1970, permitindo que a Sogipa utilize a área, além das práticas escoteiras, também para hotelaria, lazer, turismo, atividades esportivas, treinamento e eventos.
  • No último dia 19 de março, em visita ao município de São Francisco de Paula, foi apresentado ao prefeito Marcos Aguzzolli e parte de seu secretariado, a fase II do projeto, que consiste na planta arquitetônica de edificação do hotel, primeiro investimento entre as obras previstas.
  • Mediante aprovação da prefeitura do município, após análise do projeto e atendimento da documentação pertinente, entraremos na fase III do projeto, que é a busca por investidores, tarefa designada à empresa M. Stortti, detentora de expressiva carteira de parceiros para essa espécie de empreendimento.
Aviso de privacidade

Para melhorar a experiência dos usuários, a Sogipa monitora o site com scripts. Leia a política de privacidade da Sogipa para saber mais.

!