Home  /  Esportes  /  Veteranos

Veteranos

Um grupo para aqueles que não se jugam tão jovens e visam a busca pela qualidade de vida.

Em 1896, foi fundado o Departamento de Veteranos da Sogipa. Fazia apenas quatro anos que havia surgido o Turnerbund, mas alguns sócios eram provindos dos quadros dos antigos Deutscher Turnverein e Turnklub e, conseqüentemente, não se julgavam jovens o bastante para acompanhar o ritmo das aulas de ginástica. Cogitou-se então incluir no trabalho do grupo geral, uma turma especial que, após a primeira parte da aula em conjunto, fizesse exercícios mais simples separadamente, adaptados à idade dos participantes. Assim formou-se a seção Männerriege (hoje Veteranos).

 

Cedo se criou uma bandeira para o Departamento na qual estão dispostos os "4 efes" da ginástica alemã - frisch (jovial), fromm (devotado), frölich (alegre) e frei (livre) - em forma de quatro elefantes. Esta bandeira acabou por apelidar o departamento de "Elefantenriege" (símbolo utilizado até hoje).

 

No primeiro ano, o departamento contou com 11 componentes, dos quais 5 compareciam, em média, a uma aula por semana. O primeiro professor do grupo foi Wilhelm Roesch, que pertencia ao corpo docente do Hilfsvereinschule (hoje Colégio Farroupilha). Em 1897 não foi possível reorganizar a turma. Ela reapareceu em 1899 graças ao ginasta Ernst Mitzscherlich, mas apenas em 1904 é que houve um avanço significativo quanto ao número de participantes, chegando à média de 16 ginastas por noite.

 

Após os exercícios, o grupo dos Männerriege juntava-se para uma refrescante bebida e uma boa Turnlied (música de ginástica) ou Volkslied (música popular). Também conversavam sobre assuntos diversos, como a ginástica, o dia e o mundo. Em 1906, foi contratado o professor Georg Black (recém vindo de Munique), que iniciou suas atividades no Turnerbund ministrando aulas aos veteranos. Um grande impulso foi dado a partir daí. Em 1940, registra-se uma nova onda de crescimento no grupo. Os aparelhos de ginástica foram parcialmente abandonados, e o voleibol foi introduzido como parte fundamental das aulas. Mas tarde, os veteranos da Sogipa conquistaram vários campeonatos estaduais da categoria.

 

O grupo deixou de ser exclusivamente masculino em 1965, quando senhoras que faziam ginástica com o professor Karl Black (filho de Georg Black) resolveram reunir-se numa tarde só para jogar voleibol. Assim formou-se o grupo de veteranas. Nos últimos anos, os nove grupos que compõem o Departamento de Veteranos demonstraram intensa atividade, tanto no que se refere aos encontros festivos e de confraternização, quanto na atuação esportiva e atlética, demonstrando vitalidade e animação. Exemplo disso foram às vitórias, em 1995, no II Torneio Internacional de Atletismo Veterano.

 

Entretanto, foi durante as comemorações dos 90 anos do departamento de veteranos que nasceu a idéia de formar mais um sub-grupo, desta vez formado apenas por senhoras acima dos 60 anos de idade. Convidadas a participar do desfile festivo, antigas integrantes do departamento de veteranos sentiram a necessidade de novos encontros. Uma vez fundado, em março de 1987, o novo grupo de ginastas, denominado "veteraníssimas", começou a movimentar-se em seguida, a cada segunda e quinta-feira à tarde, onde estas senhoras dão uma demonstração de vitalidade e juventude através da ginástica.

 

Quer participar do departamento? Então envie um email para secretaria@sogipa.com.br e demontre seu interesse. A direção do departamento entrará em contato.