Home  /  Notícias  /  Sogipa completa um século e meio de existência como um dos clubes sociais e esportivos mais importantes do Brasil

Sogipa completa um século e meio de existência como um dos clubes sociais e esportivos mais importantes do Brasil

10/08/2017 - Cívico-Cultural
Imagem aérea da Sogipa / Crédito: Wesley Santos
Imagem aérea da Sogipa / Crédito: Wesley Santos

Fundado em 1867 por um grupo de imigrantes que tinham, como objetivo primordial, a prática de esportes, a Sogipa completa 150 anos em 10 de agosto. Desde então, o clube cresceu e transformou-se em um dos maiores do Brasil, congregando milhares de pessoas em busca de esporte, lazer e saúde todos os dias.

 

O esporte foi a matriz geradora da Sogipa, mas logo em seguida cedeu espaço a outras atividades. Um lado cultural, com a disseminação de conhecimento e a preservação da cultura alemã, foi um dos esteios do clube, assim como os grandes eventos sociais.

 

Atualmente, a Sogipa, instalada em uma sede com dez hectares em uma das áreas mais importantes de Porto Alegre. Tem milhares de associados e mais de 300 colaboradores. Atualmente, mais de 5 mil crianças, jovens, adolescentes, adultos e velhos procuram o clube para praticar uma das mais de 20 modalidades oferecidas nas Escolas de Esporte.

 

Para marcar a data, foi elaborada uma extensa programação, que se iniciou em março e se estende até dezembro, que tem, como principal objetivo, chamar os associados e a comunidade gaúcha para participar das comemorações.

 

Além disso, o clube está editando, com recursos próprios, dois livros alusivos à sua historia, um infantil, escrito por Leia Cassol, e outro destinado ao público adulto, apresentando mais de uma centena de fotos selecionadas no acervo do Memorial Sogipa, de autoria das jornalistas Carolina Rocha e Denise Waskow.

 

RELÓGIO - Um relógio com contagem progressiva, inaugurada em 10 de agosto de 2016, está marcando o tempo até o aniversário oficial do clube. O equipamento está instalado na recepção principal. Na noite da virada, entre quarta e quinta-feira, haverá uma concentração de associados, atletas e funcionários para aguardar a chegada dos 150 anos.

 

A Sogipa elaborou e incluiu uma programação oficial com mais de duas dezenas de eventos esportivos, culturais e sociais, com destaque para:


%u2022Baile de Aniversário: Ocorre em 12 de agosto, com jantar, festa e show da cantora Paula Toller. Os ingressos para o evento se esgotaram no primeiro dia de vendas e um salão extra foi colocado à disposição dos associados. Será o ponto culminante da programação.
%u2022Corrida da Sogipa: Um dos eventos esportivos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, ganhará uma edição especial em 2017. São esperados mais de 1,2 mil corredores, em três trajetos: 3km, 5km e 10km. Todos os participantes receberão uma camiseta retrô, em alusão ao modelo usado pelo clube entre o final do século XIX e o início do século XX. As inscrições estão abertas.
%u2022Festival de Food Trucks: Realizado no dia 6 de agosto (domingo), contou com a presença de quase 1 mil pessoas.
%u2022Copa Sogipa 150 Anos de Judô: torneio que deve reunir cerca de 1 mil atletas, de vários clubes do Brasil, em 2 e 3 de setembro. Aqui, mais informações.
%u2022Baile de Debutantes: Edição especial do evento, que neste ano contará com 20 meninas. Ocorre em 9 de setembro, mas as participantes já estão envolvidas em uma programação que inclui passeios, festas e palestras.
%u2022Personalidade Sogipa: Homenagem aos associados com mais de 50 anos de ligação com o clube. Ex-dirigentes também serão destacados. Ocorrerá na noite de 14 de agosto no Salão de Festas e Eventos.
%u2022Cabine do Tempo: exposição de objetos, documentos e fotos, resumindo a trajetória do clube, em locais públicos de Porto Alegre, privilegiando os de grande frequência de público.