Home  /  Notícias  /  ’Em 150 anos, a Sogipa transformou vidas fazendo aquelo que esperavam os seus fundadores’

’Em 150 anos, a Sogipa transformou vidas fazendo aquelo que esperavam os seus fundadores’

07/08/2017 - Cívico-Cultural
Presidente Ricardo Schwarz
Presidente Ricardo Schwarz

O presidente da Sogipa, Ricardo Schwartz, escreveu um artigo, publicado na edição desta segunda-feira do jornal Zero Hora, no qual fala sobre o aniversário do clube, que completa 150 anos 2m 10 de agosto, e a contribuição da instituição para a formação da cultura esportiva do Rio Grande do Sul.

 

Abaixo, a íntegra do texto.

 

"SOGIPA, 150 ANOS DE VIDA E ESPORTE

 

O esporte está no DNA da Sogipa. Foi uma semente deixada por um grupo de imigrantes germânicos que fundaram o clube em 1867, e honrada pelos gestores que se seguiram aos tempos atuais, e que enxergam no esporte um grande pilar da educação e de transformação social.

 

São diversos os valores que o esporte gera e desenvolve: saúde, dedicação, superação, disciplina, resiliência.... Sejam os atletas de alto rendimento, que se superam dia após dia, treino após treino, ou quem pratica somente por lazer, para se divertir com os amigos ou para manter a forma. Em 150 anos, a Sogipa transformou vidas fazendo aquilo que esperavam os seus fundadores.

 

O esporte forma diversos tipos de vencedores. E aqui não me refiro exatamente aos medalhistas olímpicos e aos campeões mundiais que tanto orgulham o clube, mas a todos, que de alguma forma, tiveram o rumo de suas vidas modificado ao conhecerem a Sogipa. Sobram histórias de sucesso que não se limitam aos troféus ou às medalhas. São os vencedores na vida.

 

Um entre os vários exemplos que passaram pelo clube é o Samory Uiki, que hoje treina e estuda na Universidade de Kent, nos EUA, graças a uma bolsa de estudos. Quando chegou ao clube, vindo de família humilde, Samory tinha só a certeza de que gostava de ‘brincar’ de correr. Aqui passou a treinar e ver que a brincadeira poderia lhe render frutos e fez disso sua vida. Por meio do esporte, olhou o mundo e gostou do que viu. E foi além. Hoje, não há mais limites para o Samory. Nas pistas e na vida.

 

A capacidade de modificar é uma das características da Sogipa. Por isso, neste ano tão simbólico em que celebra a marca de 150 anos, o clube festeja, com honra e noção de suas responsabilidades, e olha para trás para confirmar que os valores sociais, culturais e esportivos que reuniram aquele grupo de imigrantes em 1867 seguem vivos.

 

Só sobrevivem 150 anos as entidades que têm importância. Nenhuma instituição perdura por tanto tempo se não houver uma motivação extraordinária. Basta andar pelo clube, andar pelas escolas esportivas, pelo Parque São João, pelo Projeto Criança, pela biblioteca para perceber que os ideais dos fundadores continuam preservados e, de forma permanente, atualizados. E é por isso que a Sogipa perdurará por muito mais tempo ainda. Porque os valores que ela propaga são, ainda hoje e cada vez mais, fundamentais.

 

Ricardo Altair Schwarz
Presidente da Sogipa"