História

Conheça a nossa história que em breve completará 150 anos.

1867 - FUNDAÇÃO

A Sogipa foi fundada por um grupo de 25 imigrantes alemães como Deutscher Turnverein (Sociedade Alemã de Ginástica) em 1867. Com a junção das sociedades Deutscher Turnverein e Turnklub, surgiu a Turnerbund. A foto, de 1892, mostra a justaposição das bandeiras, simbolizando a união entre as sociedades.

1893 - AQUISIÇÃO DA PRIMEIRA SEDE

Em 1893, a Turnerbund adquiriu um terreno de 22,88m de largura por 43,50m de profundidade na Rua São Raphael (atual Rua Alberto Bins), onde iniciou a construção de sua sede. Em agosto de 1895, foi colocada a pedra fundamental e, em abril de 1896, estava concluída a primeira fase da obra. A foto, de 1904, mostra os atletas do Turnerbund em demonstração de Ginástica - na barra, Georg Black. Ao fundo, a sede. Outras atividades oferecidas eram tiro ao alvo, teatro e reuniões dançantes.

1910 - SEDE SÃO JOÃO

Movida pela formação do seu time de futebol, que precisava de um campo para os seus matchs, a Sogipa adquiriu, no dia 7 de janeiro de 1910, a área de terra onde se encontra a atual sede do clube, conhecida como Parque São João. O Frisch-Auf teve vida curta. Suas atividades encerraram-se antes do final daquela década. O terreno, no entanto, ficou. Na foto, a realização da Festa da Cumeeira da primeira edificação erguida no novo terreno.

1911 - PRIMEIRA OKTBERFEST

Em outubro de 1911, em celebração ao centenário da Oktoberfest de Munique e à compra da Sede São João, o clube realizou sua primeira Oktoberfest. Na foto, grande público rodeado por tendas e bandeiras, características da festividade.

1942 - ADOÇÃO DO NOME SOGIPA

Em abril de 1942, em meio a um cenário de cerco contra a germanidade e de medidas nacionalistas exacerbadas, a então Turnerbund, em gesto unânime por meio de assembléia entre associados e diretores, passou a chamar-se "Sociedade de Ginástica Porto Alegre, 1867". Na foto, a participação da Sogipa no desfile da Semana Pátria, em 1943.

1944 - PISTA ATLÉTICA

Em agosto de 1944, foi inaugurado o majestoso estádio atlético sogipano. Graças ao feito, houve grande desenvolvimento do atletismo, gerando visibilidade ao clube no cenário estadual e nacional nos anos subsequentes. Em sintonia com o momento nacionalista, José Carlos Daudt, então presidente do clube, proclamou "mandai vossos filhos e vossos amigos; vindes todos enfim, fortificar os músculos e temperá-los para a defesa de nossa grande pátria: o Brasil".

1953 - PRIMEIRO BAILE DE DEBUTANTES

Entre os bailes de gala que agitavam a sociedade nos chamados "Anos Dourados" nas décadas de 50 e 60, surge o Baile de Debutantes da Sogipa, o qual apresentou 16 moças no ano de 1953. A foto, de 1969, mostra a valsa das debutantes no salão de festas da antiga Sede Alberto Bins. No mesmo ano, o clube inaugurou a sua piscina olímpica, já formando a melhor infraestrutura de esportes do Rio Grande do Sul.

1971 - CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE SOCIAL

A Sede Social do clube foi construída entre os anos de 1963 e 1971, entre as gestões dos presidentes Gerhard Theisen e Basílides Flesh. A obra veio a beneficiar não apenas os associados, mas toda a cidade, oferecendo um moderno salão de festas que passou a figurar na cena social e cultural de Porto Alegre. A foto mostra a cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro de Atletismo Juvenil de 1970 e, ao fundo, as obras da Sede.

1981 - CENTRO DE ESPORTES

A antiga fábrica de acordeões Veronese deu lugar ao Centro de Esportes sogipano, ampliando as possibilidades técnicas das modalidades esportivas e oferecendo a oportunidade de sediar campeonatos e demais eventos esportivos. Realizada em duas etapas, sendo a 1ª em 1981 e a 2ª em 1986, a obra de construção do imenso ginásio recebeu o nome de Arno Ary Schwuchow, em homenagem ao presidente da gestão 1978 a 1981.

1988 - ESTREIA EM JOGOS OLÍMPICOS

A Sogipa teve seus primeiros representantes em Jogos Olímpicos. São os esgrimistas Régis Tróis Ávila e Douglas Fonseca, e o saltador Jorge Teixeira, que competiram em Seul, na Coréia do Sul.

2003 - SEGUNDA PISTA

A Sogipa inaugura sua pista sintética de atletismo, uma das mais modernas do Brasil, nas medidas olímpicas e padrões exigidos pela Confederação Internacional de Atletismo (IAAF). Foi uma das primeiras pistas sintéticas do Rio Grande do Sul. 

2005 - CAMPEÃO BRASILEIRO

O judoca João Derly, que começara a praticar esportes na Sogipa quando tinha 6 anos, torna-se o primeiro brasileiro campeão mundial de judô. Ele conquistou o inédito título competindo no Cairo, capital do Egito.

2007 - BICAMPEONATO

Dois anos depois de conquistar o título inédito, João Derly torna-se também o primeiro brasileiro bicampeão mundial de judô. Na mesma competição, a Sogipa teve outro campeão: Tiago Camilo. 

2008 - PRIMEIRA MEDALHA

Nascido em Tupã, no interior de São Paulo, o judoca Tiago Camilo (atualmente atleta do clube Pinheiros, de SP) conquistou a primeira medalha olímpica da história do Rio Grande do Sul em esportes individuais. O atleta, que trocara São Paulo por Porto Alegre dois anos antes, garantiu um bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim. 

2012 - DUAS MEDALHAS

A Sogipa teve sua melhor participação em Olimpíadas, enviando uma delegação com quatro atletas e conquistando duas medalhas: Mayra Aguiar e Felipe Kitadai garantiram bronzes em suas categorias nos tatames de Londres e voltaram ao Brasil consagrados.

2013 - INCÊNDIO ATINGE SEDE SOCIAL

Em uma madrugada de outubro, quando o clube preparava-se para realizar a Oktoberfest, um acidente causa um incêndio que consome parte da Sede Social. Apesar de ter todos os equipamentos necessários para combate ao fogo, importantes instalações foram comprometidas. O clube sofreu uma interdição por alguns dias, mobilizando associados, atletas e dirigentes a realizarem um "abraço à Sogipa" solicitando a sua liberação por parte das autoridades.

Depois de liberado, o clube retomou às atividades normalmente. A reconstrução da Sede Social levou apenas alguns meses, mostrando a força da instituição.

2016 – DOBRADINHA

A judoca Mayra Aguiar volta a brilhar: competindo nos Jogos do Rio de Janeiro, ela conquista outro bronze, sua segunda medalha olímpica. 

2016 - REINAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO JOSÉ CARLOS DAUDT

A Sogipa reforma seu estádio atlético, trocando a pista antiga, instalada em 2003, por outra nova e muito mais moderna. Fabricada na Suíça, o equipamento é aprovado pela Federação Internacional de Atletismo e é considerado o melhor do Brasil.

... - ESTA HISTÓRIA CONTINUA

A herança dos fundadores da Sogipa, que viram na atividade física, no esporte e na promoção de eventos culturais e sociais uma forma de melhor viver, foi o prenúncio de novas façanhas e conquistas. O clube seguirá sua rota de crescimento. Com os olhos voltados para o futuro e os pés fincados na terra; manterá os laços de cooperação com a comunidade que o acolhe, construindo um futuro melhor no dia a dia das pessoas.

Selo Comemorativo

Um clube que nasceu a partir de um pequeno grupo de imigrantes alemães que tinha como objetivo a prática esportiva e a integração social, perdura após quase 150 anos, tendo estes valores mais vivos do que nunca.

A trajetória do bicampeão mundial

p> Quando tinha seis anos, João Derly, então um garoto agitado, soube que precisaria praticar esportes para aplacar os efeitos da asma. Foi aconselhado a fazer natação ou judô. Optou pela segunda e deu os primeiros golpes na Escola Rio Branco, na zona norte de Porto Alegre. Lá encontrou Antônio Carlos de Oliveira Pereira, que também era treinador da Sogipa. Kiko, como até hoje é conhecido o profissional, levou Derly para o clube, iniciando uma das mais importantes carreiras do esporte gaúcho e brasileiro.

“Tive vários convites para trocar a Sogipa por outras equipes... Jamais aceitei. Aqui, sempre foi a minha segunda casa. Eu reconheço a importância do clube na minha vida, na m...

Ver mais

Programação Especial

Confira as atividades e eventos especiais que preparamos para que você comemore com a gente os nossos 150 anos:

O quanto você sabe sobre o clube?

1- O primeiro Baile de Debutantes Sogipa foi realizado na década de 50.
2- O primeiro nome dado ao clube, antes de ser chamado de Sogipa, foi Hannover.
Resposta correta: Deutscher Turnverein.
3- O Clube passou-se a chamar-se “Sociedade de Ginástica Porto Alegre, 1867” em 1942.
4- O ex-presidente Gehardt Theisen deu início à construção da nossa atual Sede Social.
5- A Sogipa foi fundada por um grupo de 25 imigrantes alemães.
6- O clube possui 3 medalhas olímpicas.
O Clube possui 4 medalhas de bronze conquistadas em 2008 (1), 2012 (2) e 2016 (1).
7- No primeiro Baile de Debutantes Sogipa foram apresentadas 18 moças.
Resposta correta: No primeiro Baile de Debutantes Sogipa foram apresentadas 16 moças.
8- Nosso Centro de Esportes leva o nome do ex-presidente Arno Ary Schwuchow.
9- A primeira Oktoberfest do Brasil foi realizada na Sogipa em 1911.
10- O estádio atlético da Sogipa foi inaugurado em 1950.
Resposta correta: O estádio atlético da Sogipa foi inaugurado em 1944.