História

Conheça a nossa história que em breve completará 150 anos.

1867 - FUNDAÇÃO

A Sogipa foi fundada por um grupo de 25 imigrantes alemães como Deutscher Turnverein (Sociedade Alemã de Ginástica) em 1867. Com a junção das sociedades Deutscher Turnverein e Turnklub, surgiu a Turnerbund. A foto, de 1892, mostra a justaposição das bandeiras, simbolizando a união entre as sociedades.

1893 - AQUISIÇÃO DA PRIMEIRA SEDE

Em 1893, a Turnerbund adquiriu um terreno de 22,88m de largura por 43,50m de profundidade na Rua São Raphael (atual Rua Alberto Bins), onde iniciou a construção de sua sede. Em agosto de 1895, foi colocada a pedra fundamental e, em abril de 1896, estava concluída a primeira fase da obra. A foto, de 1904, mostra os atletas do Turnerbund em demonstração de Ginástica - na barra, Georg Black. Ao fundo, a sede. Outras atividades oferecidas eram tiro ao alvo, teatro e reuniões dançantes.

1910 - SEDE SÃO JOÃO

Movida pela formação do seu time de futebol, que precisava de um campo para os seus matchs, a Sogipa adquiriu, no dia 7 de janeiro de 1910, a área de terra onde se encontra a atual sede do clube, conhecida como Parque São João. O Frisch-Auf teve vida curta. Suas atividades encerraram-se antes do final daquela década. O terreno, no entanto, ficou. Na foto, a realização da Festa da Cumeeira da primeira edificação erguida no novo terreno.

1911 - PRIMEIRA OKTBERFEST

Em outubro de 1911, em celebração ao centenário da Oktoberfest de Munique e à compra da Sede São João, o clube realizou sua primeira Oktoberfest. Na foto, grande público rodeado por tendas e bandeiras, características da festividade.

1942 - ADOÇÃO DO NOME SOGIPA

Em abril de 1942, em meio a um cenário de cerco contra a germanidade e de medidas nacionalistas exacerbadas, a então Turnerbund, em gesto unânime por meio de assembléia entre associados e diretores, passou a chamar-se "Sociedade de Ginástica Porto Alegre, 1867". Na foto, a participação da Sogipa no desfile da Semana Pátria, em 1943.

1944 - PISTA ATLÉTICA

Em agosto de 1944, foi inaugurado o majestoso estádio atlético sogipano. Graças ao feito, houve grande desenvolvimento do atletismo, gerando visibilidade ao clube no cenário estadual e nacional nos anos subsequentes. Em sintonia com o momento nacionalista, José Carlos Daudt, então presidente do clube, proclamou "mandai vossos filhos e vossos amigos; vindes todos enfim, fortificar os músculos e temperá-los para a defesa de nossa grande pátria: o Brasil".

1953 - PRIMEIRO BAILE DE DEBUTANTES

Entre os bailes de gala que agitavam a sociedade nos chamados "Anos Dourados" nas décadas de 50 e 60, surge o Baile de Debutantes da Sogipa, o qual apresentou 16 moças no ano de 1953. A foto, de 1969, mostra a valsa das debutantes no salão de festas da antiga Sede Alberto Bins. No mesmo ano, o clube inaugurou a sua piscina olímpica, já formando a melhor infraestrutura de esportes do Rio Grande do Sul.

1971 - CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE SOCIAL

A Sede Social do clube foi construída entre os anos de 1963 e 1971, entre as gestões dos presidentes Gerhard Theisen e Basílides Flesh. A obra veio a beneficiar não apenas os associados, mas toda a cidade, oferecendo um moderno salão de festas que passou a figurar na cena social e cultural de Porto Alegre. A foto mostra a cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro de Atletismo Juvenil de 1970 e, ao fundo, as obras da Sede.

1981 - CENTRO DE ESPORTES

A antiga fábrica de acordeões Veronese deu lugar ao Centro de Esportes sogipano, ampliando as possibilidades técnicas das modalidades esportivas e oferecendo a oportunidade de sediar campeonatos e demais eventos esportivos. Realizada em duas etapas, sendo a 1ª em 1981 e a 2ª em 1986, a obra de construção do imenso ginásio recebeu o nome de Arno Ary Schwuchow, em homenagem ao presidente da gestão 1978 a 1981.

1988 - ESTREIA EM JOGOS OLÍMPICOS

A Sogipa teve seus primeiros representantes em Jogos Olímpicos. São os esgrimistas Régis Tróis Ávila e Douglas Fonseca, e o saltador Jorge Teixeira, que competiram em Seul, na Coréia do Sul.

2003 - SEGUNDA PISTA

A Sogipa inaugura sua pista sintética de atletismo, uma das mais modernas do Brasil, nas medidas olímpicas e padrões exigidos pela Confederação Internacional de Atletismo (IAAF). Foi uma das primeiras pistas sintéticas do Rio Grande do Sul. 

2005 - CAMPEÃO BRASILEIRO

O judoca João Derly, que começara a praticar esportes na Sogipa quando tinha 6 anos, torna-se o primeiro brasileiro campeão mundial de judô. Ele conquistou o inédito título competindo no Cairo, capital do Egito.

2007 - BICAMPEONATO

Dois anos depois de conquistar o título inédito, João Derly torna-se também o primeiro brasileiro bicampeão mundial de judô. Na mesma competição, a Sogipa teve outro campeão: Tiago Camilo. 

2008 - PRIMEIRA MEDALHA

Nascido em Tupã, no interior de São Paulo, o judoca Tiago Camilo (atualmente atleta do clube Pinheiros, de SP) conquistou a primeira medalha olímpica da história do Rio Grande do Sul em esportes individuais. O atleta, que trocara São Paulo por Porto Alegre dois anos antes, garantiu um bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim. 

2012 - DUAS MEDALHAS

A Sogipa teve sua melhor participação em Olimpíadas, enviando uma delegação com quatro atletas e conquistando duas medalhas: Mayra Aguiar e Felipe Kitadai garantiram bronzes em suas categorias nos tatames de Londres e voltaram ao Brasil consagrados.

2013 - INCÊNDIO ATINGE SEDE SOCIAL

Em uma madrugada de outubro, quando o clube preparava-se para realizar a Oktoberfest, um acidente causa um incêndio que consome parte da Sede Social. Apesar de ter todos os equipamentos necessários para combate ao fogo, importantes instalações foram comprometidas. O clube sofreu uma interdição por alguns dias, mobilizando associados, atletas e dirigentes a realizarem um "abraço à Sogipa" solicitando a sua liberação por parte das autoridades.

Depois de liberado, o clube retomou às atividades normalmente. A reconstrução da Sede Social levou apenas alguns meses, mostrando a força da instituição.

2016 – DOBRADINHA

A judoca Mayra Aguiar volta a brilhar: competindo nos Jogos do Rio de Janeiro, ela conquista outro bronze, sua segunda medalha olímpica. 

2016 - REINAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO JOSÉ CARLOS DAUDT

A Sogipa reforma seu estádio atlético, trocando a pista antiga, instalada em 2003, por outra nova e muito mais moderna. Fabricada na Suíça, o equipamento é aprovado pela Federação Internacional de Atletismo e é considerado o melhor do Brasil.

... - ESTA HISTÓRIA CONTINUA

A herança dos fundadores da Sogipa, que viram na atividade física, no esporte e na promoção de eventos culturais e sociais uma forma de melhor viver, foi o prenúncio de novas façanhas e conquistas. O clube seguirá sua rota de crescimento. Com os olhos voltados para o futuro e os pés fincados na terra; manterá os laços de cooperação com a comunidade que o acolhe, construindo um futuro melhor no dia a dia das pessoas.

Selo Comemorativo

Um clube que nasceu a partir de um pequeno grupo de imigrantes alemães que tinha como objetivo a prática esportiva e a integração social, perdura após quase 150 anos, tendo estes valores mais vivos do que nunca.

Essência sogipana

p> Quando começou a frequentar a Sogipa, Helena Alves D’Azevedo não imaginava que o clube passaria a fazer parte de sua vida até os dias de hoje. Em 1977, começou a vir ao clube por influencia do namorado da época, hoje marido, Alexandre Nunes, que era técnico de judô da equipe sogipana. 

 

Helena, então, começou a frequentar tão assiduamente a Sogipa a ponto de considerar-se “uma parte do clube”. Por todos os anos que passou aqui, Helena festeja a maneira como a Sogipa é constituída por pessoas que se conhecem. “A Sogipa é um emaranhado. Tudo está conectado. Uma grande família”, comenta ela. 

 

...

Ver mais

Programação Especial

Confira as atividades e eventos especiais que preparamos para que você comemore com a gente os nossos 150 anos:

O quanto você sabe sobre o clube?

1- O estádio atlético da Sogipa foi inaugurado em 1950.
Resposta correta: O estádio atlético da Sogipa foi inaugurado em 1944.
2- O clube possui 3 medalhas olímpicas.
O Clube possui 4 medalhas de bronze conquistadas em 2008 (1), 2012 (2) e 2016 (1).
3- No primeiro Baile de Debutantes Sogipa foram apresentadas 18 moças.
Resposta correta: No primeiro Baile de Debutantes Sogipa foram apresentadas 16 moças.
4- A primeira Oktoberfest do Brasil foi realizada na Sogipa em 1911.
5- Nosso Centro de Esportes leva o nome do ex-presidente Arno Ary Schwuchow.
6- O primeiro Baile de Debutantes Sogipa foi realizado na década de 50.
7- O ex-presidente Gehardt Theisen deu início à construção da nossa atual Sede Social.
8- A Sogipa foi fundada por um grupo de 25 imigrantes alemães.
9- O Clube passou-se a chamar-se “Sociedade de Ginástica Porto Alegre, 1867” em 1942.
10- O primeiro nome dado ao clube, antes de ser chamado de Sogipa, foi Hannover.
Resposta correta: Deutscher Turnverein.